WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

17/04/2021 - Ônibus circularão até mais tarde em Uberaba

O novo decreto municipal impondo medidas a serem adotadas para enfrentamento ao coronavírus ampliou o horário de circulação do transporte coletivo em Uberaba.  A partir deste domingo (18), os ônibus circularão até às 21h. De segunda a sexta-feira até às 23h e aos sábados, até às 22h.

“Desta forma, ampliamos o número de viagens”, informou o superintendente de Transporte da Secretaria Municipal de Defesa Social, Cristiano Melo da Silva.

Segundo ele, antes da vigência da Onda Roxa do “Minas Consciente”, o sistema transportava em torno de 33 mil passageiros/dia, enquanto na vigência desta fase mais restritiva – de 7 a 11 de abril –, foram transportados 24 mil.

O Decreto 481, publicado no jornal Porta-Voz (edição 1947) de 16 de abril de 2021, limita a lotação do transporte público coletivo à capacidade máxima de passageiros sentados e mais 12 em pé, por vagão.

Conforme Artigo 5º do decreto, a lotação segue normas estabelecidas pela Administração Municipal, respeitando as regras de higiene e biossegurança, privilegiando a ventilação natural, quando possível. O novo regramento mantém as restrições para utilização do “passe livre”.

Salvo profissionais de saúde, idosos somente poderão utilizar o “passe livre” do transporte coletivo das 10h às 16h.

O novo decreto publicado no Diário Oficial do Município recomenda o uso de álcool a 70% na forma líquida, detergentes ou similares, para a higienização dos veículos e equipamentos usados no transporte público (vans, táxi, aplicativos, mototáxi, motoboy e motofrete). A higienização deve ser feita a cada corrida.  

O transporte escolar também segue regramento do Decreto 481, tais como ocupação limitada a 50% da capacidade máxima do veículo, que deve priorizar a circulação com janelas abertas e em segurança. Passageiros e motorista devem usar máscara cobrindo nariz e boca e o fornecimento de álcool em gel 70%, para higienização das mãos de todos que adentrarem o transporte, é obrigatório. Pessoas com sintomas gripais não podem utilizar do serviço.

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar