WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

19/06/2020 - Covid-19 - Mais da metade dos casos positivos em Uberaba já foi curada

Em análise da evolução da pandemia do coronavírus no Município, o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que mais de 50% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 já está recuperada. Isso quer dizer que mais da metade das pessoas já saíram do ciclo da doença, sendo que cerca de 45% ainda estão com a doença ativa no seu organismo, segundo o secretário.

Ele destaca que este é um dado muito importante, levando em consideração o número de casos acumulados em Uberaba desde o primeiro caso positivo, confirmado no dia 15 de março. “Até o sábado de encerramento da semana epidemiológica 24, que foi no dia 13, tínhamos acumulado 408 casos positivos, sendo que mais da metade já está recuperada. Atualmente estamos na semana epidemiológica 25. Ressaltamos ainda que dos cerca de 45% que ainda estão com a doença ativa, 92% das pessoas estão em acompanhamento domiciliar diário por parte de equipes da Secretaria Municipal de Saúde e planos de saúde”, destaca Iraci.

Destes números, diz o secretário, muitos já estão fora do momento de risco de disseminar a doença, saindo dos 15 dias de transmissão do vìrus e já entrando no grupo de recuperados. “Dentre os casos ativos, apenas 8% encontram-se internados pela Covid-19, com algumas comorbidades ou somente pela Covid. Isso representa menos da metade da projeção nacional de que cerca de 20% das pessoas infectadas precisariam de leito hospitalar”, pontua.

O dado reflete nas taxas de ocupação hospitalares para Covid-19 nas últimas duas semanas. De acordo com o secretário, a média das semanas epidemiológicas 23 e 24 foi de 25% de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) e de 11% dos leitos de enfermaria.

Taxa de crescimento. Outra informação apontada pelo secretário de Saúde como importante é a taxa de crescimento da doença em Uberaba. Na semana epidemiológica 23, por exemplo, foram registrados 93 novos casos de coronavírus no Município. Na semana 24 foram 130 novos casos, com a média de crescimento entre 5,2 a 5,9 % nesta última semana em confronto com a taxa de recuperação, de 4,5 a 4,7%, de acordo com Iraci. Isso quer dizer, de acordo com ele, que há uma sobra de cerca de 1% no aumento do número de doentes. “É um número muito baixo em relação ao universo de projeção de propagação da doença, o que fundamenta ainda mais todo o nosso planejamento estratégico de análise diária e semanal para que a gente não perca o controle nesse enfrentamento da pandemia”, ressalta Iraci. 

Transparência – Este e outros dados do acompanhamento da pandemia estão disponibilizados no Portal ‘Saúde Ativa’. Os dados podem ser acessados pelo www.saudeativauberaba.com.br ou pelo banner na página principal do site da Prefeitura www.uberaba.mg.gov.br. As atualizações das informações estão disponíveis no formato de notícias no site da Prefeitura e canais como o Facilita Tudo e redes sociais oficiais da Prefeitura, como o Facebook (https://www.facebook.com/PrefUberaba/) e o Instagram (https://www.instagram.com/PrefUberaba/), em um trabalho da Controladoria Geral do município e a Codiub – Inteligência Digital.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar