WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

10/06/2020 - Ministério da Saúde habilita 20 leitos em Uberaba para tratamento da Covid-19

A autorização irá desafogar o custeio que estava sob a responsabilidade do Município

 

O Ministério da Saúde habilitou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já estavam em operação no Hospital Regional “José de Alencar”, voltados exclusivamente para atendimento aos pacientes graves ou críticos de coronavírus. A portaria nº 1.516 foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (9) e assinada pelo ministro da Saúde Interino, Eduardo Pazuello. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Saúde, Iraci Neto, durante coletiva de imprensa, onde foram apresentados dados da semana epidemiológica (boletim), plano de testagem e detalhes das despesas voltadas às ações de combate a Covid-19.

Com a autorização do MS, segundo o secretário, o Município receberá verba direcionada para a manutenção dos leitos no valor total de R$ 960.000,00 /mês. “Diante da atual realidade, a Prefeitura estava custeando os leitos. Os recursos federais serão investidos para manutenção desses leitos o que dará um respiro para as despesas que estão sob a responsabilidade do Município”, explica o secretário.

Toda a estrutura hospitalar preparada no Hospital Regional foi pensada desde o início da pandemia. De acordo com o coordenador do Complexo Regulador Municipal de Uberaba, o médico Raelson Batista, desde o início o prefeito Paulo Piau e o secretário Iraci Neto pediram total atenção quanto às atividades dos hospitais e outros atendimentos para atender a população. “O senhor prefeito e o secretário da saúde destinaram o Hospital Regional como referência, paralisando as atividades da unidade para outros atendimentos. É importante destacar que isso não gerou prejuízo para as internações de doenças não-Covid. As internações continuam sendo monitoradas diariamente e direcionadas para outras instituições hospitalares que não foram destinadas como referência para o tratamento da Covid’, explica o médico.

Números – Conforme apontou o coordenador do Complexo Regulador Municipal de Uberaba, Uberaba conta com 67 leitos de Terapia Intensiva tanto na rede pública, quanto na rede privada, destinados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. Os leitos de enfermaria são 123 disponíveis, também na rede pública e privada, destinados exclusivamente às internações dos pacientes com coronavírus.

Vale destacar que a habilitação partiu de um pedido do deputado Federal Franco Cartafina a partir da solicitação da Secretaria Municipal de Saúde.

“A habilitação atende à capacidade do Hospital Regional de poder receber esses leitos, e preocupada em atender a população não só de Uberaba, mas também dos outros 18 municípios acolhidos pelo hospital, nessa época de pandemia. O Ministério da Saúde nos atendeu, habilitando essas UTIs, o que nos deixará mais tranquilos nesse período de situação de emergência”, finaliza o deputado.

 

Jorn. Sabrina Alves e assessoria de imprensa do Deputado Federal Franco Cartafina 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar